quarta-feira, 16 de junho de 2010
A História da Imigração Alemã
Primeiros imigrantes alemães chegando no Brasil.
Após a independência do Brasil, o governo adota uma política e passa a controlar a imigração com o objetivo de ocupar o sul do país, já que grande parte estava despovoada e as fronteiras com os outros países não estavam bem demarcadas. Se isso continuasse assim, poderia culminar numa fácil invasão estrangeira, já que era um território disputado.
Mesmo com essa política migratória favorecendo a vinda de imigrantes, o numero de portugueses vindo ao Brasil estava em declínio e o número de suíços não solucionava o problema do país latino.
Na Alemanha, vários fatores levaram à vinda de imigrantes para o Brasil. Dentre eles podemos citar quatro como os mais importantes:
• As indústrias alemãs começaram a se desenvolver, e assim artesãos ficaram desvalorizados e formaram um exército de mão de obra barata e assalariada para trabalhar nas mesmas.
• A Industrialização do campo na Alemanha, fez com que os camponeses perdessem o trabalho porque as máquinas passaram a substituí-los.
• Com o fim da estrutura feudal, houve a capitalização do campo e com isso, quem era servo acabou ficando sem trabalho e sem terra, fazendo com que fossem obrigados a migrar para cidade.
• O governo incentivava emigração, para controlar aumento da população e com o objetivo de descobrir novos mercados para produtos alemães.
Pode-se perceber que a Alemanha passava por um momento difícil em vários aspectos, econômico e social principalmente, o que a tornava um país repulsor de alemães nessa época. Diferente de outras origens, os alemães não chegaram em grandes contingentes, a imigração aconteceu durante um longo período 1924-1960 e chegou ao seu nível máximo em 1920 depois da Primeira Guerra Mundial. Foi uma imigração de incentivo ao povoamento da região que foi arquitetada pelo Rei D. João VI e continuou a ser efetuada no segundo reinado por D Pedro II.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário