quarta-feira, 16 de junho de 2010

Regiões onde se estabeleceram


Mapa dos lugares no sul onde se estabeleceram.


Os alemães ao chegarem no Brasil se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na colônia suíça em Nova Friburgo, mas a grande maioria se instalou em Petrópolis concebidos por Julio Frederico Koeler, que batizou os quarteirões com nome de cidades e acidentes geográficos de onde vinham os alemães, como : Bingen, Mosela e etc. Os imigrantes chegaram ano a ano com poucas pessoas se comparada a outras origens, mas o suficiente para expandirem pelas terras baixas do Rio Grande do Sul, pois as terras altas não os atraiam e só foram ocupadas depois da chegada dos italianos.
Diferente do que aconteceu em outros estados a imigração em Santa Catarina foi promovida por iniciativas privadas, por exemplo a colônia Blumenau foi criada a partir dos grupos Hermann Blumenau e Ferdinand Hackardt, ao norte do litoral do estado.
Já no Paraná os imigrantes marcaram forte presença em todas as regiões do estado, e para preservar a cultura germânica se organizaram em sociedades teuto-brasileiras, como o Coritiba FC. Hoje em dia, a maior colônia alemã no Paraná está no município de marechal Candido Rondon, onde a cultura permanece nas casas, na culinária e no rosto dos que lá vivem.
No estado do sudeste, Espírito Santo, aconteceu uma pequena imigração comparada com outras origens. Apenas 5 % da imigração desse estado é de origem alemã. Já no restante do Brasil, os imigrantes alemãs se instalaram no sul, mas o sudeste também recebeu bastante imigrantes, como em São Paulo principalmente na cidade de Santo Amaro e em Minas Gerais, onde a principal colônia se estabelece em Juiz de Fora. E recentemente, sulistas descendentes de alemães tem se deslocado para o Centro Oeste brasileiro em busca de melhores condições de vida no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário